Videos do Canal

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Misteriosa Nuvem Esférica do Japão EXPLICADA!

Estranhas fotos de uma nuvem esférica pairando sobre a cidade de Fujisawa, a sul de Tóquio, no Japão, tornaram-se virais na internet.



De acordo com relatos do fotógrafo, a nuvem começou a perder sua forma assim que foi fotografada, e logo desapareceu rapidamente no céu como se nunca existisse.
“Quando olhei para fora da janela do carro, vi uma nuvem redonda em forma de bola, olhei para a nuvem por um tempo e corri para tirar a foto”, disse o usuário do Twitter @pmxpvrtmx (Poppy) à fonte de notícias japonesa local Rocket News 24.

Embora as fotos tiradas na estação de Shonandai na tarde de domingo não tenham sido verificadas independentemente, esta não é a primeira vez que uma bola de nuvem macia foi fotografada nos últimos anos.

As imagens abaixo, capturadas pelo usuário do Twitter @ NicoSpqy9ba9 (Nico) em 2015, mostram um fenômeno semelhante em outros lugares no Japão.




Mas afinal, qual a explicação para o fenômeno?


Alguns sugeriram que a nuvem esférica de Fujisawa é na verdade uma nuvem rolo, um tipo raro de formação de nuvens baixas e horizontais, que geralmente aparece como resultado de frentes frias e é normalmente associada a trovoadas.


Mas cremos que essa afirmação é equivocada. Nuvens rolo são silindras e alongadas. Jamais esféricas como esta registrada no Japão.

Um outro morador de Fujisawa reivindica ter fotografado a esfera, e como você pode ver, não parece tão redonda de uma outra perspectiva:



Como o cientista atmosférico Todd Lane da Universidade de Melbourne, Austrália, diz, esta pode ser a melhor pista que temos para descobrir o que essa nuvem poderia realmente ser.

E a resposta é … provavelmente não é nada.

“Embora eu não possa verificar a origem desta imagem, ou se era mesmo da mesma nuvem, parece que a nuvem só apareceu esférica de uma direção”, Lane disse ScienceAlert.

“Ou seja, o fotógrafo teve a sorte de estar no lugar certo para capturar uma imagem interessante do que é provavelmente uma nuvem desinteressante.Parece-me a ser uma forma de nuvem cumulus fractus.”


Concordamos piamente com Todd Lane, quando ele afirma se tratar de uma questão de perspectiva. A nuvem não era uma esfera perfeita. O formato esférico se deu devido o angulo e o momento correto de tirar a foto, pois como o próprio autor da foto alegou "a nuvem começou a perder sua forma assim que foi fotografada". No entanto, não concordamos com a afirmação de Todd, quando ele diz se tratar de uma nuvem Cumulus Fractus.

Nuvens cumulus fractus são o primeiro estágio na formação de uma nuvem cumulus. São nuvens primárias e que raramente alcançam formato consistente, muito menos arredondado. Normalmente são esfiapantes, como se estivessem a se desfazer no céu. tal como vemos na foto abaixo:


Em nossa opinião, aqui do blog nuvensfascinantes.blogspot.com.br, acreditamos tratar-se de uma nuvem cumulus humilis ou cumulus mediocris. Que são o segundo e terceiro estágio no desenvolvimento de uma nuvem cumulus. São nuvens que podem assumir formatos mais consistentes e arredondados. Como vemos abaixo:

Cumulus Humilis

Cumulus Mediocris


Neste caso do Japão, realmente estamos diante de um caso de ilusão devido a perspectiva no qual a foto foi tirada. No entanto, há um outro fenômeno atmosférico impressionante, onde o formato esférico é real e nao fruto da perspectiva do observador. Trata-se do fenômeno conhecido como Skypunch.

Ficou curioso/a? Então veja a matéria completa no link abaixo:


Skypunch, Circulos nas nuvens:


E por fim enao menos curioso estão as nuvens Lenticulares, que por vezes também assumem formatos esféricos impressionantes:

" Nuvem Lenticular , a nuvem estacionária"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook

Ultimas Postagens do Blog